REVIVER NO TEMPO

A Braga Romana oferece, além de um leque diversificado de propostas de viagem pelo conhecimento, que incluem visitas guiadas, encenadas, oficinas e apresentações teatrais, uma experiência cultural única com mais de 72 horas de programação.

 

 

NABIA, BRACARAE FORTUNA 
Nábia, A Fortuna de Bracara

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 10h30 

Deusa suprema das águas férteis, Nábia é soberana das terras da Galécia e tutela com imponência um dos seus povos mais amados, os Brácaros. Com a incursão romana aos seus domínios, Nábia prontamente revela a sua grandiosidade, de tal forma que o rei dos Deuses do Olimpo, por ela se apaixona e a quer para si. Um espetáculo vibrante, onde a poderosa Deusa é exaltada pelo seu povo mais promissor, as crianças, que lhe lançam pétalas de flores e ervas de cheiro, perfumando as ruas e praças invocando os bons augúrios e a “fortuna” para um futuro próspero e auspicioso. 

ACTIO CONDENDI BRACARAM AUGUSTAM
Rito Fundacional de Bracara Augusta

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 21h00 

Todas as novas cidades fundadas por Roma eram precedidas por um ritual imperioso que sagrava o território e o delimitava, lançando as bases do seu ordenamento. Iniciado por altos sacerdotes, o ritual culmina com o pronunciar do nome da divina urbe de Bracara Augusta, e o protagonismo das “filhas” da deusa Vesta, que acenderão e protegerão o fogo sagrado da cidade para toda a eternidade.

ASCENCIO NABIAE
A Ascensão de Nábia

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
22 de maio | 21h30 

É sobre a influência do sol diurno, que Nábia a deusa das águas, venerada pelos Brácaros, ordena que os rios inundem o coração das suas terras e as faça florescer em exuberância. Mas é sobre o domínio da lua noturna que Nábia se revela ainda mais imponente, cobrindo as suas terras de infinitas e delicadas gotas de orvalho, que fazem a natureza exalar o mais belo e divino perfume. Num espetáculo de fábula fascinante, assista como Nábia soberana, protetora nativa dos Brácaros, revela todo o seu esplendor através da água, luz e fogo sagrado, e subjuga o poderoso império romano, que por ela cai de amores, que a consagra e a eleva com toda a magnificência, ao mais alto nível do seu panteão dos deuses.

SOLSTITIUM
Espetáculo de Fogo 

Palco Apolo – Rossio da Sé 
22 de maio | 23h00  

O típico ciclo das colheitas, uma noite descansada e ao cantar do galo o povo desperta para trabalhar a terra – arar, semear, regar e cuidar, a labuta do dia a dia na vida de um camponês até à tão ansiada colheita. Quando a terra dá o retorno o seu trabalho é altura de celebrar.  

Um casal de camponeses que do amanhecer ao anoitecer retratam o quotidiano da vida no campo presenteando o público com encantadores momentos de música, movimento e fogo..

BRACARA AUGUSTA TRIUMPHALIS
Cortejo Triunfal

24 de maio | 21h00 

Se durante a res publica romana os triunfos enobreciam os generais, com o nascer do império eram dedicados ao imperador! Mas, em Bracara Augusta, Brácaros e Bracaraugustanos unem-se, convocando os povos da Gallaecia, para juntos coroarem com láurea de ouro, aquela que triunfa sob o olhar atento do Império, a opulenta Urbe, a própria Bracara Augusta. Num majestoso cortejo triunfal, a música, a dança, o teatro, a força, as divindades e o próprio poder imperial, atravessam a Augusta cidade, onde os espectadores são convidados a participar, lançando pétalas de flores à sua passagem, num trajeto perfumado pelo incenso, onde a pompa e glória é atribuída à digna de Triunfo!

Itinerário: Avenida Central – Rua do Castelo – Rua dos Capelistas – Rua Dr. Justino Cruz – Rua Eça de Queirós – Praça Municipal.

OFFICINA ARTIS COQUINANDI MORE ROMANO
Oficina de Cozinha Romana 

VICUS BRACARUS (Aldeamento Brácaro) | Largo Paulo Orósio – Capela de S. Sebastião
25 de maio | 10h30 e 17h00  

A culinária é uma das melhores formas de conhecermos os hábitos e estilo de vida das populações do passado. Para ao período Romano, temos á nossa disposição um vasto conjunto de fontes (registo arqueológico e fontes escritas) que nos elucidam sobre os hábitos alimentares destas populações. Partindo destas fontes vamos tentar recriar o ambiente de uma cozinha romana. Utilizando, sempre que possível, réplicas de objetos arqueológicos, propomos aos participantes que recriem algumas das receitas que seriam confecionadas durante este período.  

Inscrições: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.
Lotação máxima: 10 participantes | Duração: 180’ 

FILOSOFIA E BEM-ESTAR: VIVER COMO UM ESTOICO 

Termas Romanas do Alto da Cividade
26 de maio | 11h00  

A Filosofia pode ser entendida como a reflexão, inspiração e busca das chaves para compreender e melhorar a condição humana. 

Propomos a realização de um workshop de filosofia prática para o autoconhecimento, abordando de forma prática conceitos que promovem a saúde mental e a construção de um bem-estar interior através da filosofia estoica. 

Inscrições: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação.
Duração: 90’ | Organização: Nova Acrópole de Braga 

 

 

CIRCUS MAXIMUS
Circo Máximo

Palco Neptuno – Largo do Pópulo
24 de maio | 22h30
25 de maio | 21h30
26 de maio | 18h30 

Um espetáculo inspirado naqueles lutadores quase mitológicos que ancoraram sua existência na glória da vitória ou da morte na arena do circo. Guerreiros do espetáculo que farão vibrar a arena demonstrando a sua habilidade a cavalo, a sua bravura na batalha e a sua habilidade na corrida de bigas romanas.

 

ELEMENTA IGNIS
Espetáculo com Fogo
 

Palco Apolo – Rossio da Sé
23 de maio | 23h00
25 de maio | 24h00 

O culto do fogo é intemporal, e desde sempre se incluiu, oculto ou não, por entre os costumes, hábitos e deveres do homem. Fosse numa vela acesa com profunda devoção pelos Deuses, ou no próprio brilho do olhar de quem deseja algo. Com total consciência do divino elemento, persistem aqueles que o honram como ligação à fonte do feminino, coroando a mulher que desde há muito tempo guarda a chama deste fogo primordial e secreto. 

SACRAMENTUM MILITIAE
Juramento de Lealdade dos Legionários 

Palco Neptuno – Largo do Pópulo
23 de maio | 21h30  

O sacramentum militiae é o juramento de lealdade a Roma e ao imperador, que se repete anualmente, feito por todos os candidatos a legionários no final do período de “treino”, efetuado numa cerimónia solene na presença do estandarte da legião, e oficializado pelo legado ou mesmo pelo próprio imperador. Uma demonstração solene em forma de espetáculo, que enaltece a mistura de virtus e disciplina dos legionários da Legio VI Victrix, num espaço sacralizado com juras de fidelidade a Roma e ao seu divino imperador, culminando na integração dos novos legionários e a honrosa entrega do seu signaculum, em plena Bracara Augusta.

AMPHITRYO Anfitrião
CTB – Companhia de Teatro de Braga 

Ruínas do Teatro Romano – Termas do Alto da Cividade
22 a 25 de maio | 21h30 

Heinrich von Kleist (1777-1811) é um dos escritores alemães mais importantes da viragem para o século XIX. Poeta, dramaturgo, romancista, contista e jornalista, Kleist é reconhecido como um dos nomes maiores da literatura universal. A sua influência estendeu-se até hoje ao campo da filosofia estética, mas também à literatura, sendo considerado um dos vultos maiores da literatura europeia, ANFITRIÂO uma comédia segundo Molière, é um puro exercício de inteligência e prazer, entre o requinte da linguagem, entre o plausível e a fantasia é sempre o poder da imaginação que se propõe. ANFITRIÃO é uma leitura muito pessoal do Mito e dos textos clássicos, numa comédia só aparentemente de enganos, para os tempos que vivemos. 

Espetáculo com Língua Gestual Portuguesa.

DIES LUSTRICUS
Batizado Romano

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
25 de maio | 16h00 

Aquando do nascimento de uma criança, esta era sujeita à aprovação do Pai (Pater Familias) que ao pegar nele (Tollere filium) indicava a sua aceitação!

Após aceite, somente passados oito dias para as raparigas e nove para os rapazes, ocorria o Dies Lustricus, uma cerimónia de purificação, com a dádiva do seu nome e da respetiva família, para apresentação à sociedade.

Das ofertas feitas à criança neste dia, destaca-se a Bulla, que acompanhará a criança até imposição da toga viril, no caso dos rapazes, e ao dia do casamento, no caso das raparigas.

ROMANAE NUPTIAE
Casamento Romano

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
26 de maio | 17h00 

Um casamento romano era sinónimo de festa e alegria e, na grande maioria dos casos, de grandes alianças políticas e económicas. O ritual da cerimónia é recheado de momentos simbólicos da mitologia clássica, como também de notáveis partes lúdicas que durante o banquete deliciam os noivos e seus convidados.

ROMANA FUNERA
Funeral Romano

Palco Bracara Augusta – Praça Municipal
26 de maio | 21h00 

Após a morte, os romanos cumpriam o ritual de expor o corpo para velação pública. Seguia-se o cortejo fúnebre que, chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa, percorria as principais vias da cidade até ao local da cremação, onde aí cumpria a sua função de apoteose.