FABULAS ET FABULAE

FABULAS ET FABULAE

Teatro Planalto

 

Bracara, cidade gloriosa e resplandecente!
Das suas maravilhas destacam-se quatro locais que qualquer romano tem de visitar! Mas escutem… nestes locais encontrarão exímios contadores, orgulhosos por partilhar os mitos antigos, mais velhos que o próprio Império! Vem conhecer estas fantásticas histórias, pelas bocas dos cidadãos de Bracara Augusta! Uma mini-série de quatro pequenos episódios, para pequenos e graúdos!
Interpretação: Bárbara Duarte, Eduarda Lopes, Filipa Silva, Sofia Lopes.
Escrito e Realizado por: Bruno Laborinho
Rodagem e Pós-Produção: Bruno Laborinho
Episódio I

“PROSERPINA E A PRIMAVERA”, Interpretado por: Eduarda Lopes
A 31 de maio todo o romano se enche de alegria e elabora um festival em honra da incrivelmente bela Proserpina, liberta das amarras de Plutão. Uma viajante, comerciante ambulante, dá o mote de arranque com uma lenda que nos ensina o porquê de existirem as estações e da primavera ser tão deslumbrante.

Episódio II

“JÚPITER E A ABELHA”, Interpretado por: Filipa Silva
Devemos procurar ser felizes com a vida nos fornece. Egoísmo e ambição desmedida nunca dão bons resultados. É essa mensagem que uma escrava das Termas nos transmitirá com um mito que envolve uma pequena abelha, o seu mel e o grandioso Júpiter.

Episódio III

“ERISICTÃO E A FOME” (Interpretado por: Bárbara Duarte) Uma camponesa ensina a importância do respeito pela natureza, da ponderação e da humildade, num conto arrepiante sobre um antigo rei Grego, de eras antigas.

Episódio IV

“RÓMULO E REMO” (Interpretado por: Sofia Lopes) Uma senhora de classe alta conta a lenda mais famosa de todas: aquela que levou à fundação de Roma e de toda a glória que, a partir dela, brotaria. A partir da sua domus, Domitia, domina da casa da família Romilia, encerra a série com particular sedução.