FORMAÇÃO MÚSICA MODAL MEDITERRÂNICA

FORMAÇÃO MÚSICA MODAL MEDITERRÂNICA

A Formação de Música Modal do Mediterrâneo, é uma formação composta por módulos teóricos e práticos que abordarão cânones, regras e características da música de diversas culturas do mediterrâneo, direcionada a todos os interessados nestas culturas musicais com um máximo de trinta participantes, em formato presencial. Dotando os formandos de conhecimentos como diferentes tipos de ritmos e compassos característicos da música do mediterrâneo, assim como noções de música modal ocidental e oriental, tendo como base a exploração do ancestral milenar sistema de Makams. Ainda sob o intuito da formação, criação de novos públicos e enraizamento dos conteúdos adquiridos, objetiva-se a criação de um produto artístico original – ESPETÁCULO MUSICAL – como resultado da referida formação. Este espetáculo deverá incluir-se na programação do evento BRAGA ROMANA 2023 promovendo a participação dos bracarenses no elenco artístico do evento cultural.

 

OBJETIVOS: – Transmitir noções da música modal de diversos países em torno do Mediterrâneo, dos Balcãs e Médio Oriente.

– Preparação de repertório em grupo para apresentação final a incluir num espetáculo inserido na programação da Braga Romana 2023.

 

FORMADOR: Rúben Monteiro Rúben Monteiro é um multi-instrumentista, produtor e compositor com uma invulgar amplitude de géneros musicais. Os seus projetos atuais variam do rock progressivo à música mediterrânea, passando pelo medieval e folk rock e, ainda, pela fusão. Desde sempre ligado aos instrumentos de cordas, Rúben iniciou a sua formação musical na Escola Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras, primeiro na iniciação musical em piano e depois cumprindo o Curso Básico de Conservatório (5º grau) em Guitarra Clássica. Mais tarde, licenciado e pós-graduado em Arqueologia Medieval pela Universidade Nova de Lisboa, nutriu um grande interesse pelas culturas e músicas ancestrais, especialmente pela música do Mediterrâneo, do Médio Oriente e da Ásia Central.

 

Sessões |

6 horas | 13 de maio | Teoria musical e enquadramento histórico-geográfico

6 horas | 14 de maio | Introdução ao repertório

3 horas cada | 15 a 18 de maio | Ensaios do repertório

Local: Associação Projet’arte na Tradição | Colégio São Caetano, edifício da carpintaria, Largo Madre Deus | Maximinos.

Formulário de Inscrição