IMG 0027

 

 

 

No contexto de um projecto promovido pela Câmara Municipal de Braga de reformulação do programa arquitectónico do interior do edifício da Antiga Escola da Sé, actual União de Freguesias da Sé, Cividade e Maximinos, foram realizadas, naquele espaço, entre 1998 e 2003, escavações arqueológicas, dirigidas pelo Gabinete de Arqueologia do Município de Braga.

 

Esta intervenção arqueológica identifica vestígios correspondentes a parte de uma casa romana, bem como estruturas associadas ao sistema defensivo medieval da cidade de Braga.

 

Pela interpretação dos vestígios arqueológicos sabe-se que a casa romana (domus), teve origem no século I sofrendo entre o século III e inícios do século IV profundas alterações, sendo então dotada de um balneário privado, novos compartimentos e corredores, que foram revestidos com mosaicos de composição geométrica.

 

O actual espaço arqueológico musealizado, encontra-se preparado para receber visitas, dispondo de meios interactivos para contar a história da evolução arquitectónica do sítio.

 

 

Rua D. Afonso Henriques, 1

 

N 41° 32' 54.96" 
W -8° 25' 43.25"

 

 

Telefone Junta de Freguesia da Sé: 253 614904

Telefone Câmara Municipal de Braga: 253 203 150

E-mail: arqueologia@cm-braga.pt

 

 

Durante o ano:


Visitas guiadas mediante marcação prévia através do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga

Braga Romana (c) 2013 produzido pelo Município de Braga