Download do programa 

 

 BRAGA ROMANA – Reviver Bracara Augusta

Bracara Augusta foi uma cidade, fundada há mais de dois mil anos por César Augusto e que foi a capital da província romana da Galiza (Gallaecia). O evento "Braga Romana" faz parte da estratégia de recuperação da história e do património de Bracara Augusta.

Realiza-se em 2017, a XIV Edição desta recriação histórica, que integra a reconstituição ao vivo de atividades económico-sociais alusivas à época, através da instalação de um mercado romano. Nas ruas do centro histórico o público encontra variadíssimas propostas de animação de rua com cortejos, espetáculos diurnos e noturnos, representações teatrais de época, e a atuação de artistas ambulantes de música e circo.

Esta iniciativa é uma oportunidade para Braga mostrar o valioso património romano que possui, nomeadamente o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

 

LYCEUS ROMANUS  (Área Pedagógica)

Largo S. João do Souto

Na Casa Romana, instalada no Largo S. João do Souto, os visitantes podem encontrar a Schola Romana onde aulas de Latim, aulas de Filosofia, Teatro de Marionetas ‘Titus… e a conta dos dias’ e Oficinas de Mosaico, Argila e Pintura estão disponíveis para escolas, famílias e para o público em geral. Também os Jogos Romanos de Tabuleiros marcam presença diária na dinamização desta Domus.

 Deste espaço sairão diariamente visitas guiadas ao património romano visitável nomeadamente à Fonte do ídolo, Termas Romanas e Domus da Escola Velha da Sé.

 

PLATEA OFICIORUM  (Artes e Ofícios)

Largo S. João do Souto

Recriação e trabalho ao vivo de diferentes oficinas e produtos. O Ferreiro, a Perfumaria, o Marceneiro, a Tinturaria, a Cunhagem de Moedas e a Escrita, levam os visitantes a usufruir de um verdadeiro quotidiano imperial romano.

 

BESTIARUM LOCUS  (Exposição e Demonstrações de Cetraria, Cavalos e Cães)

Largo S. João do Souto

Exposição de aves de presa (águias, falcões e noturnas), a arte de cuidar, treinar para a caça e a demonstração de voos. Exposição de cavalos e circuitos pelo mercado.

Momentos de interação com o público.

 

SPATIUM LUDICUM  (Espaço Lúdico para crianças e famílias)

Escola Básica S. João do Souto

Neste espaço estarão disponíveis jogos e serão dinamizadas actividades pedagógicas onde se destaca a CREPUNDIA, área de brinquedos romanos.

Horário:

24 a 28 de maio das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

 

CASTRA LEG. VI VICTRIX  (Acampamento Militar)

Largo do Paço

Dinamizado pela Equipa Espiral, representa o quotidiano de um legionário na “Legio VI Victrix”, legião presente em Bracara Augusta no tempo do César Augusto. Neste local podem ser apreciadas indumentárias, armamento, encenações de exercícios e técnicas de combate.

Realizam-se visitas guiadas todos os dias:

24 de maio às 15h30;

25, 26, 27 e 28 de maio às 11h00 e às 15h30.

No dia 28 de maio, na hora de almoço e jantar os visitantes podem assistir à confeção de uma típica refeição romana legionária.

 

VILLA RUSTICA

Termas Romanas da Cividade

O visitante pode usufruir da recriação de vários ofícios como: Cozinha/Padaria, Cuidados Corporais, Tratamentos Medicinais, Cultivo de Ervas Aromáticas, Artes Decorativas incluindo um responsável pela troca de Moeda. Pode ainda apreciar uma exposição de animais de quinta e interagir com cavalos, burros, galinhas, patos, coelhos, cabritos ovelhas e gansos.

 

TABERNACULUM MARTIS VENERISQUE (Tenda de Marte e Vénus)

Praça Municipal

O Deus da Guerra e a Deusa do Amor estão representados neste espaço onde há animação, a horas marcadas, vivenciando-se aí as peripécias do quotidiano dos Bracaraugustanos.

 

MERCATUS ROMANUS (Artesãos e Mercadores)

Por várias ruas do centro histórico, o Mercatus Romanus expande-se e nele podem ser apreciados e adquiridos vários produtos como metais, olaria, tecelagem, bijuteria, cestaria, vidro, cantaria, couro, marcenaria, produtos naturais e alimentares.

 

DOMUS CIBORUM (Áreas de Alimentação)

Nas “tabernas”, distribuídas pelo Largo das Carvalheiras, Largo de S. Paulo e Largo de S. Tiago podem ser apreciados vários petiscos de inspiração ou receita romana.

 

DIA 06

11h00 | Visita Guiada

DA PRÉ-HISTÓRIA AOS CALLAECI BRACARI

Ponto de Encontro: Museu D. Diogo de Sousa

 

Nesta visita guiada faremos um percurso por alguns dos vestígios da pré e proto-história de Braga. Começaremos pela sala de pré-história do Museu D. Diogo de Sousa onde poderemos aprender com o espólio de escavações arqueológicas no concelho de Braga. À tarde partiremos de autocarro para a Mamoa de Lamas, um monumento funerário do neolítico e terminamos no Balneário da Idade do Bronze da estação de comboios.

 

Inscrições limitadas a 30 participantes em: cultura@cm-braga.pt
Org.: Nova Acrópole em colaboração com o Município de Braga

 

DIA 12

FORÚM RECRIAÇÃO HISTÓRICA DESENVOLVIMENTO e TURISMO SUSTENTAVEL

Museu D. Diogo de Sousa

 

DIA 17

21h30 | Museu D. Diogo de Sousa

BRAGA À LUPA: “CIBELE, BRAGA ROMANA E OS OUTROS DEUSES"

 

Nesta edição da “Braga à Lupa” pretende-se mostrar como, no período Romano, se exprimia a dimensão religiosa em Bracara Augusta, qual a relação da cidade com os deuses, em especial com a deusa Cibele, que deixou vestígios arqueológicos em três estatuetas, atualmente conservadas no Museu D. Diogo de Sousa. Na sessão abordar-se-á a forma cultual que na antiguidade existia entre a cidade, a urbs ou polis, e as divindades locais, ao ponto de uma dada estatueta poder simultaneamente identificar uma deusa, Cibele, e uma cidade. Trata-se de averiguar como a religiosidade era praticada num período pré-cristão, assim como em saber quais as particularidades desse fenómeno em Bracara Augusta. Uma visita a outras peças do Museu permitirá também estabelecer relações com outras divindades."

 

Convidados: Isabel Silva (Museu D. Diogo de Sousa), André Antunes (CLNARDVS)

Inscrições limitadas: cultura@cm-braga.pt

 

24 e 25 de maio

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

BRACARA AUGUSTA ET LINGUA LATINA

Colóquio em Torno da Pedagogia da Língua Latina

Organização: Câmara Municipal de Braga, Associação Clenardvs e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Acreditação: Casa do Professor

 

PROGRAMA

 

DIA 24 quarta-feira

 

10h00 | Cortejo

“LUDI LITTERARII”

Pueri (Crianças): Avenida da Liberdade, Largo Barão S. Martinho, Rua do Souto, Rua Justino Cruz, Rua Eça de Queirós e Praça Municipal.

Juvenes (Jovens): Termas Romanas da Cividade, Rua do Matadouro, Largo das Carvalheiras, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Frei Caetano Brandão, Rua D. Diogo de Sousa, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.

 

14h00 | Rossio da Sé

“OCTÁVIO CÉSAR AUGUSTO - OS SÍMBOLOS E O IMPÉRIO”

Segredos revelados sobre a estátua de Octávio César Augusto.

Encenação de José Miguel Braga

 

15h00 | Visita Guiada e Encenada à Domus e à Fonte do Idolo

 “A DOMUS E OS DEUSES”

 São os deuses da casa que tomam conta da situação ou que, pelo menos, a imaginam. O problema é quando eles aparecem e se põem  a magicar connosco a ver.

“OS AMORES DA FONTE DO ÍDOLO”

Ela era bracara e ele romano. Assim se chamam, aliás. Perdem-se de amores na Fonte do Ídolo. - Ó que bela história sabia, a deusa Nabia!

Texto de José Miguel Braga

Sujeita a pré-inscrição no Lyceus Romanus

 

15h00 | Teatro | Largo D. João Peculiar

“AMOR DOS MARES”

O romance mitológico entre o Deus Neptuno e a prometida Ninfa Salácia.

 

15h30 | Teatro Cómico | Rossio da Sé

“TRISTONHUS MALFADONHUS”

O lanista mais azarado de todo o Império.

 

17h00 | Teatro de Marionetas | Largo D. João Peculiar

“RÓMULO E REMO – O PRIMEIRO REI DE ROMA”

Sabes quem foi o primeiro Rei de Roma? Os gémeos Rómulo e Remo irão renascer, em forma de marionetas, para esclarecer toda esta história.

 

18h00 | Bailado | Rossio da Sé

“O JULGAMENTO DAS DEUSAS”

No Jardim das Hespérides as ninfas dançam com leveza e alegria…

Páris, apesar de príncipe, é um jovem e humilde pastor, na flor da vida e descomprometido do poder das deusas que o tentam seduzir. Será ele o juiz, ordenado por Júpiter que decidirá qual a merecedora do pomo de ouro destinado à mais bela…

 

19h30 | Praça Municipal

TABERNACULUM MARTIS VENERISQUE

Tenda de Marte e Vénus          

Veneração e Rituais de Oferenda aos Deuses do Olimpo.

 

21h00 | Praça Municipal

TABERNACULUM MARTIS VENERISQUE

Tenda de Marte e Vénus

Luta de Gladiadores.

 

22h00 | Rossio da Sé

“ACTIO CONDENDI BRACARAM AUGUSTAM” 

RITO FUNDACIONAL DE BRACARA AUGUSTA

Todas as novas cidades fundadas por Roma eram precedidas por um ritual imperioso que sagrava o território e o delimitava, lançando as bases do seu ordenamento. Iniciado por altos sacerdotes, o ritual culmina com o pronunciar do nome da divina urbe de Bracara Augusta, e o protagonismo das “filhas” da deusa Vesta, que acenderão e protegerão o fogo sagrado da cidade para toda a eternidade.

 

 

22h30 | Largo D. João Peculiar

“DEMUUS”

Espetáculo de dança e fogo sobre o imaginário do bem e do mal, do divino e do profano, protagonizado por dois seres diabólicos.

 

23h00 | Rossio da Sé

COMBATE DE GLADIADORES

Seguindo a saudação “Ave Caesar morituri te salutant” os Gladiadores em busca de perdão lutam pela sobrevivência.

 

DIA 25 quinta-feira

 

 

10h30 | Teatro de Marionetas | Largo D. João Peculiar

“RÓMULO E REMO – O PRIMEIRO REI DE ROMA”

Sabes quem foi o primeiro Rei de Roma? Os gémeos Rómulo e Remo irão renascer, em forma de marionetas, para esclarecer toda esta história.

 

10h30 | Teatro Cómico | Rossio da Sé

“TRISTONHUS MALFADONHUS”

O lanista mais azarado de todo o Império.

 

11h00 | Rossio da Sé

“OCTÁVIO CÉSAR AUGUSTO - OS SÍMBOLOS E O IMPÉRIO

Segredos revelados sobre a estátua de Octávio César Augusto.

Encenação de José Miguel Braga

 

15h00 | Visita Guiada e Encenada à Domus e à Fonte do Idolo

 “A DOMUS E OS DEUSES”

 “OS AMORES DA FONTE DO ÍDOLO”

Sujeita a pré-inscrição no Lyceus Romanus

 

15h00 | Rossio da Sé

“A ARCA DA FORTUNA”

Uma comédia recheada de peripécias.

 

16h00 | Bailado | Rossio da Sé

“O JULGAMENTO DAS DEUSAS”

No Jardim das Hespérides as ninfas dançam com leveza e alegria…

Páris, apesar de príncipe, é um jovem e humilde pastor, na flor da vida e descomprometido do poder das deusas que o tentam seduzir. Será ele o juiz, ordenado por Júpiter que decidirá qual a merecedora do pomo de ouro destinado à mais bela…

 

16h30 | Largo D. João Peculiar

I CONCURSO DE ESTANDARTES – “VEXILLA”

Concurso que visa premiar o Melhor Estandarte para participar no cortejo triunfal “Bracara Augusta Triunphalis”.

 

 

18h00 | Largo das Carvalheiras

“DE RE COQUINARIA”

Concurso que visa premiar o Melhor Menu do Mercado.

 

18h00 | Teatro | Largo D. João Peculiar

“OS MISTÉRIOS DE ÍSIS E DE OSÍRIS”

Espetáculo de culto sobre a união da Terra e do Céu.

 

19h00 | Rossio da Sé

COMBATE DE GLADIADORES

Seguindo a saudação “Ave Caesar morituri te salutant” os Gladiadores em busca de perdão lutam pela sobrevivência.

 

22h30 | Rossio da Sé

“SENATUS BRACARAE AUGUSTAE” 

Recriação de uma Assembleia Senatorial para discutir as questões do quotidiano de Bracara Augusta.

 

 

23h00 | Espetáculo de Danças e Fogo | Largo S. João do Souto

“ORIENTAL ENSEMBLE”

Um mercador viajante monta acampamento para pernoitar, depois de uma longa jornada, sob o pôr-do-sol do Oriente e a aragem quente do deserto. Adormece, entrando num sonho místico de música, cor, movimento e fogo, repleto de magia e fantasia dos contos orientais.

 

 

 

DIA 26 sexta-feira

 

09h00 | Museu D. Diogo de Sousa

VIII TORNEIO DE JOGOS ROMANOS DE TABULEIRO

Às 12h30 entrega de Prémios no Largo S. João do Souto.

 

10h30 | Teatro de Marionetas | Largo D. João Peculiar

“RÓMULO E REMO – O PRIMEIRO REI DE ROMA”

Sabes quem foi o primeiro Rei de Roma? Os gémeos Rómulo e Remo irão renascer, em forma de marionetas, para esclarecer toda esta história.

 

10h30 | Teatro Cómico | Rossio da Sé

“TRISTONHUS MALFADONHUS”

O lanista mais azarado de todo o Império.

 

11h00 | Rossio da Sé

“OCTÁVIO CÉSAR AUGUSTO - OS SÍMBOLOS E O IMPÉRIO”

Segredos revelados sobre a estátua de Octávio César Augusto.

Encenação de José Miguel Braga

 

11h00 | Largo D. João Peculiar

COMBATE DE GLADIADORES

Seguindo a saudação “Ave Caesar morituri te salutant” os Gladiadores em busca de perdão lutam pela sobrevivência.

 

15h00 | Visita Guiada e Encenada à Domus e à Fonte do Idolo

 “A DOMUS E OS DEUSES”

 “OS AMORES DA FONTE DO ÍDOLO”

Sujeita a pré-inscrição no Lyceus Romanus

 

15h00 | Teatro Cómico | Termas Romanas

POESIA ÉPICA

Poetas encomendados pelo Imperador param entreter quem passa, divagam na própria loucura das suas palavras.

 

19h00 | Praça Municipal

TABERNACULUM MARTIS VENERISQUE

Tenda de Marte e Vénus

Veneração e Rituais de Oferenda aos Deuses do Olimpo.

 

21h30 | Cortejo Triunfal

“BRACARA AUGUSTA TRIUMPHALIS”

Itinerário: Largo Barão de S. Martinho, Rua do Castelo, Rua dos Capelistas, Praça Ferreira Salgado, Rua do Souto, Rua da Misericórdia, Praça Municipal.

 

23h30 | Largo D. João Peculiar

“A MUMIFICAÇÃO DE RAM ZAHZ, O MERCADOR EGÍPCIO”

Comédia que retrata uma aflitiva e desastrada tentativa de cumprir os rituais de mumificação de um importante mercador da província longínqua do Egipto.

 

24h00 | Rossio da Sé

“SOLESTICIO”

Espetáculo de dança e fogo que representa ciclo anual das colheitas num sonho místico de música, cor e movimento.

 

DIA 27 sábado

 

09h30 | Visita Guiada

BRAGA ROMANA ESCONDIDA

Ponto de Encontro: Largo S. João do Souto | Fórum Paedagogicum

 

Esta visita pretende dar a conhecer os espaços arqueológicos já devidamente musealizados ou em fase de musealização, que por motivos diversos ainda se encontram longe do olhar do público.

A visita terá início na Fonte do Ídolo, às 10h00, com uma intervenção teatral “Feminae Fontem Petunt” | “As Mulheres vão à Fonte”.

 

Inscrições: gab.arqueologia@cm-braga.pt

 

10h00 | Fonte do Ídolo

“FEMINAE FONTEM PETUNT”

Teatralização: As mulheres vão à fonte.

 

10h00

VISITA GUIADA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Visita à Braga Romana e aos sítios arqueológicos.

 

Informações: info@adocpt.org

 

10h30 | Teatro de Marionetas | Largo D. João Peculiar

“RÓMULO E REMO – O PRIMEIRO REI DE ROMA”

Sabes quem foi o primeiro Rei de Roma? Os gémeos Rómulo e Remo irão renascer, em forma de marionetas, para esclarecer toda esta história.

 

11h00 | Rossio da Sé

“OCTÁVIO CÉSAR AUGUSTO - OS SÍMBOLOS E O IMPÉRIO

Segredos revelados sobre a estátua de Octávio César Augusto.

Encenação de José Miguel Braga

 

11h30 | Bailado | Rossio da Sé

“O JULGAMENTO DAS DEUSAS”

No Jardim das Hespérides as ninfas dançam com leveza e alegria…

Páris, apesar de príncipe, é um jovem e humilde pastor, na flor da vida e descomprometido do poder das deusas que o tentam seduzir. Será ele o juiz, ordenado por Júpiter que decidirá qual a merecedora do pomo de ouro destinado à mais bela…

 

12h30 | Rossio da Sé

ENTREGA DE PRÉMIOS DO III CONCURSO DE MONTRAS

Concurso que visa premiar a melhor Montra Romana do centro histórico da cidade.

 

15h00 | Visita Guiada

“A ÁGUA EM BRACARA AUGUSTA”

Ponto de Encontro: Fonte do Ídolo

 

Nesta visita guiada vamos conhecer o papel da água como património de Braga e a sua importância para a cidade romana de Bracara Augusta. A diversidade do património arqueológico, relacionado com a cidade romana dos séculos I ao IV, remete-nos para as arquiteturas e usos diferenciados que podemos encontrar em qualquer cidade do Império Romano. Para entender o papel da água do ponto de vista simbólico e sagrado, assim como a utilização pública e uso privado, visitaremos a Fonte do Ídolo, a Cloaca na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Domus da Escola Velha da Sé, o Aqueduto das Termas e as Termas do Alto da Cividade.

 

Inscrições limitadas a 30 participantes em : cultura@cm-braga.pt
Org.: Nova Acrópole, Município de Braga e Alunos de Arqueologia Universidade do Minho

15h00 | Visita Guiada e Encenada à Domus e à Fonte do Idolo

“A DOMUS E OS DEUSES”

“OS AMORES DA FONTE DO ÍDOLO”

Sujeita a pré-inscrição no Lyceus Romanus

 

16h00 | Teatro Cómico |Praça Municipal

“TRISTONHUS MALFADONHUS”

O lanista mais azarado de todo o Império.

 

17h00 | Acampamento Militar

RECEÇÃO AO GENERAL “MARCUS VIPSANIUS AGRIPPA”

Marcus Vipsanius Agrippa general romano, após conquistar com as suas legiões o noroeste da Peninsula Ibérica e instalar, segundo a vontade do imperador, a Pax Augusta, decide visitar a recém-fundada Bracara Augusta e a legião VI Victrix. A legião e os Bracaraugustanos recebem-no com um espetáculo digno da pompa de um general legado pelo imperador César Augusto.

 

17h30 | Largo S. João do Souto

“MAGISTER ET DISCIPULI”

Teatralização: O professor à procura de alunos.

 

18h00 | Termas Romanas do Alto da Cividade

“AO ENCONTRO DO TEMPO PERDIDO NAS TERMAS DA CIVIDADE”

Espetáculo teatral com encenação de José Miguel Braga, pelo Grupo de Teatro PIF’H.

 

19h00 | Museu D. Diogo de Sousa

“AMPHITRUO”

TEATRO CLÁSSICO “O ANFITRIÃO” DE PLAUTO

Comédia que relata o relacionamento amoroso de Júpiter por uma mortal Alcmena, casada com o general Anfitrião. Todo o enredo de peripécia dará origem ao nascimento do herói Hercules.

Espetáculo teatral com a encenação de Miguel Marado, pela Nova Comédia Bracarense.

 

18h30 | Praça Municipal

TABERNACULUM MARTIS VENERISQUE

Tenda de Marte e Vénus

Banho dos Imperadores e Recriação das Thermae.

 

18h30 | Praça Municipal

TABERNACULUM MARTIS VENERISQUE

Tenda de Marte e Vénus

Mercado de Escravos e Inscrição dos Cativos para os Bellum Ludos.

 

21h00 | Largo S. João do Souto

“ANCILLAE”

Uma família romana em decadência estabelece-se numa nova cidade do Império, após a morte de um elemento da família. Tentando estabelecer-se entre a nova elite o seu último sobrevivente parte, certa noite, para uma festa deixando as suas Ancillae a cargo dos seu afazeres na Domus.

É então que se conhece a história de cada uma: doença, tentativas de fuga, vinganças, obediência, sofrimento, amizade, compaixão… as verdadeiras naturezas do ser humano.

Espetáculo teatral com encenação de Bruno Laborinho, pelo Grupo de Teatro Planalto.

 

21h30 | Bailado | Rossio da Sé

“SALOMÉ”

"… Antes não tivesse eu ousado pousar o meu olhar em tao soberba das criaturas que derrete até o coração do mais frio e calculista centurião romano…"

 

22h00 | Praça Municipal

“HÉLIUS, O DEUS SOLAR”

Homenagem àquele que cavalga o céu azul celeste, que traz a luz e o calor, que faz brotar as plantas e amadurecer os frutos

Espectáculo de luz e cor, com uma interacção multidisciplinar entre a dança, acrobacias aéreas, combates de gladiadores, cavalos e manipulação de fogo.

 

 

23h00 | Largo D. João Peculiar

“MITO DE FENIX”

Espetáculo de dança e percussão oriental alusivo ao Mito de Fénix.

 

23h00 | Rossio da Sé

“CULTUS VESTAE”

Espetáculo que ritualiza o fogo sagrado da Deusa Vesta.

 

23h30 | Rossio da Sé

COMBATE DE GLADIADORES

Seguindo a saudação “Ave Caesar morituri te salutant” os Gladiadores em busca de perdão lutam pela sobrevivência.

 

 

DIA 28 domingo

 

08h30 |

CAMINHADA NA VIA ROMANA XVII

Ponto de Encontro: Praça Conde de Agrolongo (em frente ao edifício Convento do Pópulo)

 

Caminhada orientada ao longo da Via Romana XVII, no troço compreendido entre o Castelo de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso) e a cidade de Braga, tem como objetivo a divulgação do riquíssimo património romano do concelho de Braga.

Tem início, com a receção dos participantes na Praça Conde de Agrolongo, de onde se partirá, às 09h00, em autocarro em direção ao Castelo da Póvoa de Lanhoso.
A “Caminhada na Via Romana XVII” com distância estimada em 12 Km terá o seu término por volta da 13:00, nas Termas Romanas do Alto da Cividade.

 

Inscrições limitadas: gab.arqueologia@cm-braga.pt

Apoio: Katavus | Colaboração: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

 

10h30 | Teatro de Marionetas | Largo D. João Peculiar

“RÓMULO E REMO – O PRIMEIRO REI DE ROMA

Sabes quem foi o primeiro Rei de Roma? Os gémeos Rómulo e Remo irão renascer, em forma de marionetas, para esclarecer toda esta história.

 

11h00 | Rossio da Sé

“OCTÁVIO CÉSAR AUGUSTO - OS SÍMBOLOS E O IMPÉRIO

Segredos revelados sobre a estátua de Octávio César Augusto.

Encenação de José Miguel Braga

 

11h30 | Domus da Sé

“OTIUM ROMANUM”

Encenação do Ócio Romano.

 

12h00 | Termas Romanas

COMBATE DE GLADIADORES

Seguindo a saudação “Ave Caesar morituri te salutant” os Gladiadores em busca de perdão lutam pela sobrevivência.

 

15h00 | Museu D. Diogo de Sousa

“ANCILLAE”

Uma família romana em decadência estabelece-se numa nova cidade do Império, após a morte de um elemento da família. Tentando estabelecer-se entre a nova elite o seu último sobrevivente parte, certa noite, para uma festa deixando as suas Ancillae a cargo dos seu afazeres na Domus.

É então que se conhece a história de cada uma: doença, tentativas de fuga, vinganças, obediência, sofrimento, amizade, compaixão… as verdadeiras naturezas do ser humano.

Espetáculo teatral com encenação de Bruno Laborinho, pelo Grupo de Teatro Planalto.

 

15h00 | Visita Guiada e Encenada à Domus e à Fonte do Idolo

“A DOMUS E OS DEUSES”

“OS AMORES DA FONTE DO ÍDOLO”

Sujeita a pré-inscrição no Lyceus Romanus

 

15h00 | Largo D. João Peculiar

“DE FAMÍLIA MEA”

Concurso que visa premiar a família que melhor recrie uma ‘Família Romana’.

 

Regulamento e Ficha de Inscrição>>

 

 

16h00 | Termas Romanas

DANÇAS ORIENTAIS

 

16h00 | Bailado | Largo D. João Peculiar

“O JULGAMENTO DAS DEUSAS”

No Jardim das Hespérides as ninfas dançam com leveza e alegria…

Páris, apesar de príncipe, é um jovem e humilde pastor, na flor da vida e descomprometido do poder das deusas que o tentam seduzir. Será ele o juiz, ordenado por Júpiter que decidirá qual a merecedora do pomo de ouro destinado à mais bela…

 

18h00 | Termas Romanas do Alto da Cividade

“AO ENCONTRO DO TEMPO PERDIDO NAS TERMAS DA CIVIDADE”

Espetáculo teatral com encenação de José Miguel Braga, pelo Grupo de Teatro PIF’H.

 

17h00 | Praça Municipal

“ROMANAE NUPTIAE”

CASAMENTO ROMANO

Um casamento romano era sinónimo de festa e alegria e, na grande maioria dos casos, de grandes alianças políticas e económicas. O ritual da cerimónia é recheado de momentos simbólicos da mitologia clássica, como também de notáveis partes lúdicas que durante o banquete deliciam os noivos e seus convidados.

 

 

22h00 | Largo D. João Peculiar

“ROMANORUM FUNERA”

Funeral Romano

Após a morte, os romanos cumpriam o ritual de expor o corpo para velação pública. Seguia-se o cortejo fúnebre que, chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa, percorria as principais vias da cidade até ao local da cremação, onde aí cumpria a sua função de apoteose.

 

22h30 | Rossio da Sé

“SACRIFÍCIO AOS DEUSES”

Um ritual Galaico de sacrifício para atingir o favor dos Deuses, tanto na guerra como nas colheitas e prever o destino através do sangue e da disposição dos elementos sacrificais.

 

 

 

24 a 28 de Maio | ANIMAÇÃO DE RUA

Personagens inspiradas na mitologia romana, artes e ofícios e outras figuras do imaginário invadem a Opulenta Bracara Augusta e interagem por todo o Mercatus.

Arenas de Rua, performances itinerantes de comédia grotesca, musica com Sons da Suévia, os Cabra Cega e os Udu’ó, rituais ao sol, tributos aos deuses, atores do Circus Maximus, malabares de fogo, desfiles, leituras de contos e lendas, aluguer de escravos, vendedores ambulantes e encantadores de serpentes, bailarinas deambulam pelas ruas e praças, honrando o Deus Lupercus e fazendo da Braga Romana uma paródia hilariante e um espetáculo mágico e fantasioso.

 

 

Poesia épica: Poetas encomendados pelo Imperador entretêm quem passa e divagam na própria loucura.

Mozarabes: Música e dança vinda das províncias a sul do Império.

Aluguer de Escravos: Escravos vindos de todo o Império são apregoados e leiloados.

Taxi Romano – Liteira: Os visitantes podem alugar uma liteira transportada por escravos.

Patrulha da Legião: A Legião VI Vitrix realiza patrulhas pelo Mercado.

Anyma: Um disforme corcunda e uma leprosa teimam em mostrar o lado mais rude e primário do ser Humano.

Gladiadores: Seguindo a saudação ‘Ave caesar morituri te salutant’ os Gladiadores em busca de perdão lutam pela sobrevivência. Retiarius, Dimachaeri, Mirmillon, Tracio, Homoplachi, Scissor são alguns dos gladiadores que percorrem as ruas de Bracara Augusta.

Tudo por uma patrícia: Dois legionários lutam pelo amor de uma patrícia muito bela.

A arca da Fortuna: Na floresta há uma arca que põe à prova a natureza humana.

Mimiambos: Farsaburlesca que representa costumes da época.

Mistérios de Ísis e Osíris: Espetáculo de culto sobre a união da terra e do céu.

Latrinae Publicae: Os cómicos latrineiros convidam o público a utilizar latrina ambulante.

Filhas de Hades: Demónios e Espíritos, os seres do submundo e de Hades, que representam os medos do quotidiano romano.

Rameiras de Baco: Mulheres, de cabelos ao vento e sorrisos inebriantes, exageradas e eufóricas, verdadeiras profissionais da sedução.

Faunos e Ninfas: Criaturas fantásticas e ninfas da floresta.

Arabesk: Danças que em jeito de oferenda à opulenta Bracara Augusta fazem representar as províncias do Norte de África.

Druidas: Curandeiros ou médicos que percorrem o mercado com as suas poções.

Vénus e Cupido: Espalham o amor por todo o mercado.

Vigiles- Cohortes Vigilum: Zelam pela população garantindo que o fogo não estrague a festa

Família Vroculis: Família de vendedores ambulantes contadores de histórias e lendas

Pitus et Pavetus: Momentos cómicos ou vislumbre do teatro do império.

 

 

HORÁRIOS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS

 

DOMUS

24, 25 e 28 de maio: 10h00 às 18h00 | 26 e 27 de maio: 10h00 às 22h00

 

FONTE DO ÍDOLO

24 a 28 de maio: 10h00 às 18h00

 

TERMAS DO ALTO DA CIVIDADE

24, 25 e 28 de maio: 10h00 às 18h00 | 26 e 27 de maio: 10h00 às 20h00 

 

Braga Romana (c) 2013 produzido pelo Município de Braga