LARGO DE S. PAULO

Em 1998, quando se procedeu à
desmontagem do anterior pavimento do Largo de S. Paulo foram identificados
vários muros romanos. Na impossibilidade de se realizar uma escavação
arqueológica em área, os muros foram desenhados e fotografados pela Unidade de
Arqueologia da Universidade do Minho, tendo sido decidido que ficariam
assinalados no atual pavimento.

O posicionamento dos muros na malha da
cidade romana, permite saber que se integravam num quarteirão residencial,
devendo fazer parte de uma domus
(casa familiar). As suas caraterísticas construtivas, e o facto de alguns deles
recobrirem o espaço da rua, permitem considerar que as estruturas pertencessem
a dois momentos de ocupação distintos. Os muros mais antigos datarão dos
séculos I/II (Fase I) e formalizam vários espaços associados ao quadrante noroeste
da casa, sendo provável que alguns correspondessem a lojas que se abriam para
um pórtico. Tal como aconteceu noutras domus
melhor conhecidas da cidade, o espaço do pórtico parece ter sido construído no
século IV, verificando-se que a habitação se ampliou sobre a rua, o que pode
ter ocorrido já nos séculos V/VI (Fase II).

Localização: Largo
de S. Paulo

LARGO DE S. PAULO

In 1998, when the previous pavement of Largo de S. Paulo (St. Paul’s Square) was dismantled, several Roman walls were identified. As it was impossible to carry archaeological excavations in the area, the walls were sketched out and photographed by the Archaeology Unit of the University of Minho, and it was decided to mark them on the current pavement.

The positioning of the walls in the mesh of the Roman city helped us to understand that they were integrated into a residential block as a part of a domus (family house). Their constructive features, and the fact that some of those walls used the space of the current street, allow us to consider those structures to have belonged to two different periods of occupation. The oldest walls would date back to the 1st and 2nd centuries (Phase I) and outline several spaces associated with the northwest quadrant of the house. Some of them are likely to correspond to shops that opened onto a portico (porch). As in other well-known Roman houses of the city, the space of the portico seems to be built in the 4th century. This proves that the dwelling has expanded onto the street, which might have occurred in the 5th or 6th century (Phase II).

Location: Largo de S. Paulo

ЛАРГУ ДЕ САН-ПАУЛУ (LARGO DE S. PAULO)

В 1998 году при замене дорожного покрытия на площади Св. Павла (Largo de S. Paulo) были обнаружены несколько стен римской эпохи. Поскольку проводить археологические раскопки в этом районе было невозможно, сотрудники отдела археологии Университета Минью сфотографировали и задокументировали находки, и было решено отметить контуры стен на современной брусчатке.

Расположение стен говорит о том, что они были частью домуса в жилом квартале города. Конструктивные особенности стен и тот факт, что некоторые из них охватывают уличное пространство, позволяют считать, что обнаруженные сооружения относятся к различным этапам заселения. Самые старые стены датируются I–II веками (фаза I) и формализуют несколько пространств, связанных с северо-западной частью дома, некоторые из которых, вероятно, соответствуют торговым помещениям, которые выходили на портик. Как и в других более известных домусах города, пространство портика, скорее всего, было построено в VI веке. Это подтверждает, что дом был расширен в сторону улицы, вероятно, уже в V–VI веках (фаза II).

Адрес: Largo de S. Paulo