Integrada numa parede exterior da Sé Catedral, Rua da Nossa Senhora do Leite, encontra-se uma inscrição romana, conhecida desde o século XVIII, que evoca o culto da deusa Ísis em Bracara Augusta. A inscrição
datada do século II foi dedicada por uma personagem importante de Bracara Augusta de nome Lucrécia Fida, que ocupava o cargo de sacerdotisa de Roma e de Augusto.
É possível que a inscrição pertencesse a um templo que poderia localizar-se nas imediações da atual Catedral, uma área periférica da cidade romana onde se pensa ter existido também um mercado. O culto a Ísis, divindade de origem egípcia, difundiu-se na Hispânia a partir do século II e era essencialmente feminino, encontrando-se associada à abundância, à magia, à natureza e à maternidade.

Localização: Rua Nossa Senhora do Leite

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

INSCRIPTION DEDICATED TO ISIS

The inscription dedicated to Isis dates back to the 2nd century.

Located on an exterior wall of the Cathedral, in Rua da Nossa Senhora do Leite, this Roman inscription, known since the 18th century, evokes the cult of the goddess Isis in Bracara Augusta. This inscription was dedicated by an important personage of Bracara Augusta named Lucrecia Fida who occupied the position of priestess of Rome and Augustus.

The inscription was likely part of a temple that could be located in the vicinity of the current Cathedral, a peripheral area of the Roman city where a market was also located. The cult of Isis, an ancient Egyptian goddess, had spread over Hispania since the 2nd century and was essentially feminine, being associated with abundance, magic, nature and motherhood.

Location: Rua Nossa Senhora do Leite

.

НАДПИСЬ, ПОСВЯЩЁННАЯ БОГИНЕ ИСИДЕ

Надпись, посвящённая богине Исиде, датируется II веком.

На внешней стене кафедрального собора, со стороны Руа да Носса Сеньора ду Лейте (Rua da Nossa Senhora do Leite), находится римская надпись, известная с XVIII века, которая напоминает о культе богини Исиды в городе Бракара Августа. Посвящение сделано «вечной жрицей Рима и императора Августа» по имени Лукреция Фида.

Вероятно, надпись находилась в храме, который мог быть расположен в непосредственной близости от нынешнего собора, в периферийной части римского города, где, предположительно, также располагался рынок. Культ египетской богини Исиды распространился в Римской Испании со II века и был по существу женским, будучи связанным с изобилием, магией, природой и материнством.

Адрес: Rua Nossa Senhora do Leite