FONTE DO ÍDOLO

Localizada no centro de Braga, é um santuário rupestre que exibe uma frente vertical talhada num afloramento granítico, na qual foram esculpidos relevos figurativos e inscrições, funcionando com fontanário. Tudo indica que teve origem pré-romana, tendo sido consagrada à deusa Nabia, como divindade principal e a Tongus Nabiagus, seu parceiro, por um imigrante, originário da cidade de Arcobriga, chamado Celicus Fronto.
Descoberta entre finais do século XVII e as primeiras décadas do século XVIII, a Fonte do Ídolo foi dada a conhecer em 1728, tendo servido durante mais de um século como parede de um tanque integrado nos jardins de uma casa. Estudada e publicada em 1905 por José Leite de Vasconcelos, a Fonte viria a ser classificada como Monumento Nacional, em 1910, tendo sido objeto dos primeiros trabalhos de valorização em 1937, realizados pela Direção Geral dos Monumentos Nacionais. Em 2002, o monumento foi objeto de uma profunda intervenção tendo sido encerrado num edifício que passou para a posse da Câmara Municipal de Braga, em 2006.
A fachada da Fonte do Ídolo exibe uma figura togada em relevo e uma edícula, com um busto no seu interior. A figura togada está saliente em relação ao plano vertical da fonte, facto que implicou o desbaste do granito para lhe conferir o adequado volume. Por sua vez, na parte nascente da fonte foi esculpida uma edícula, rebaixada cerca de 12 cm em relação à superfície, facto que confere a ilusão de profundidade ao busto esculpido no seu interior. Este está ligeiramente descentrado, aparentando retratar um personagem jovem, vestido com uma túnica de gola larga, em forma de V. No interior do tímpano foram esculpidos dois elementos que se presumem corresponder a uma pomba e a um martelo ou maço.

Localização: Rua do Raio

Contactos: Tel. 253 218 011 | fonte.idolo@cm-braga.pt

Horário: 23 a 27 de maio, das 09h30 às 18h00
Durante o ano: segunda a sexta-feira: 9h30/13h00 – 14h00/17h30 | Sábado:11h00/17h30 | Encerra aos Domingos e Feriados

FOUNTAIN OF THE IDOL (FONTE DO ÍDOLO)

This rock sanctuary is located in the centre of Braga. It exhibits a vertical front carved out of a granite outcrop. Figurative reliefs and inscriptions were carved as decorative parts of the fountain. Everything indicates its pre-Roman origin. The sanctuary was dedicated to the indigenous goddess Nabia and to her partner Tongus Nabiagus by an immigrant from the city of Arcobriga named Celicus Fronto.

The Fountain of the Idol was discovered between the end of the 17th century and the first decades of the 18th century, and then unveiled in 1728. It served for more than a century as a wall of an integrated tank in the gardens of a house. Studied and published in 1905 by José Leite de Vasconcelos, the Fountain was classified as a National Monument in 1910, and was first valorised in 1937 by the Directorate General of National Monuments. In 2002, the monument was the object of a deep intervention and was enclosed in a building that passed to the possession of Braga City Council in 2006. 

The façade of the Fountain of the Idol displays a prominent figure and an aedicule with a bust in its interior. A figure in toga is protruding from the vertical plane of the source, which implied the thinning of granite in order to give it the appropriate volume. At the eastern part of the Fountain, an aedicule is carved at approx. 12 cm beneath the surface, which gives the illusion of depth to the bust sculpted inside. The bust is slightly off-centre, and it portrays a young man dressed in a V-shaped broad-necked tunic. Two elements that are presumed to represent a dove and a hammer were sculpted inside the tympanum.

 Location: Rua do Raio

 Contacts: Tel. 253 218 011 | fonte.idolo@cm-braga.pt

Opening hours: May 23–27, 9:30 a.m. to 6:00 p.m.

All year round: Monday to Friday: 9:30 a.m. to 1 p.m. and 2 p.m. to 5:30 p.m. | Saturday: 11 a.m. to 5:30 p.m. | Closed on Sundays and holidays

ИСТОЧНИК ИДОЛА (FONTE DO ÍDOLO)

Это древнее святилище расположено в центре Браги. Его вертикальный фасад вырезан в граните, на нём видны надписи и рельефные фигуры, которые использовались как декоративные элементы фонтана. Всё указывает на доримское происхождение этого сооружения. Некий Целикус Фронто из Аркобриги посвятил его главному кельтиберийскому божеству — богине Набии — и её спутнику — Тонгусу Набиагусу.

Источник Идола был обнаружен в конце XVII – начале XVIII вв., но известно о нём стало лишь в 1728 году. Более века он был частью стены бассейна в саду одного из домов. Жозе Лейте де Вашконселуш изучил и описал его в 1905 году. В 1910 году источник получил статус памятника национального значения, а в 1937 году Главное управление национальных памятников провело первые работы по его реставрации. В 2002 году были проведены работы по консервации памятника и превращению его в музейный объект. В 2006 году здание, в котором находится источник, перешло в собственность муниципального совета Браги. 

На фасаде Источника Идола размещены рельефная фигура и эдикула с бюстом внутри. Фигура, облачённая в тогу, высечена из гранита и выступает вперёд по отношению к вертикальной стене источника. В восточной части находится эдикула, углублённая примерно на 12 см по отношению к поверхности, что придаёт ощущение глубины высеченному внутри неё бюсту. Бюст слегка смещён от центра и изображает молодого человека, одетого в тунику с широким V-образным вырезом. Внутри тимпана вырезаны два элемента, которые, как предполагается, изображают голубку и молот.

 

Адрес: Rua do Raio

 Контакты: Тел. 253 218 011 | fonte.idolo@cm-braga.pt

Часы работы: с 23 по 27 мая — 9:30–18:00

В течение года: с понедельника по пятницу — 9:30–13:00 и 14:00–17:30 | в субботу — 11:00–17:30 | в воскресенье и праздничные дни закрыто