DOMUS DA ESCOLA VELHA DA SÉ

No contexto de um projeto
promovido pela Câmara Municipal de Braga de reformulação do programa arquitetónico
do interior do edifício da Antiga Escola da Sé, atual União de Freguesias da
Sé, Cividade e Maximinos, foram realizadas, naquele espaço, entre 1998 e 2003,
escavações arqueológicas, dirigidas pelo Gabinete de Arqueologia do Município
de Braga.

Esta intervenção
arqueológica identifica vestígios correspondentes a parte de uma casa romana,
bem como estruturas associadas ao sistema defensivo medieval da cidade de
Braga.

Pela interpretação dos
vestígios arqueológicos sabe-se que a casa romana (domus), teve origem no século I sofrendo entre o século III e
inícios do século IV profundas alterações, sendo então dotada de um balneário
privado, novos compartimentos e corredores, que foram revestidos com mosaicos
de composição geométrica.

O atual espaço
arqueológico musealizado, encontra-se preparado para receber visitas, dispondo
de meios interativos para contar a história da evolução arquitetónica do sítio.

Localização:
Rua D. Afonso Henriques, 1

Contactos:
Tel. 253 203 150 | arqueologia@cm-braga.pt

Horário: 22 a 25 de maio, das 09h30 às 22h00 | 26 de maio, das 09h30 às 18h00

Durante o ano mediante
marcação prévia: arqueologia@cm-braga.pt

DOMUS OF THE CATHEDRAL’S OLD SCHOOL (DOMUS DA ESCOLA VELHA DA SÉ)

In the context of a project promoted by Braga City Council to reformulate the architectural programme of the interior of the Cathedral’s Old School building (current Union of Parishes of Sé, Cividade and Maximinos) archaeological excavations directed by the Archaeology Office of Braga City Council were held in that space between 1998 and 2003.

This archaeological intervention identified remains corresponding to part of a Roman house, as well as structures associated with the medieval defensive system of the city of Braga.

By the interpretation of the archaeological vestiges, it is known that the Roman house (domus) originated in the 1st century suffered deep changes between the 3rd and the early 4th centuries, being then endowed with a private bathhouse, new compartments and corridors decorated with mosaics of geometric pattern.

This archaeological site was turned into a museum and is now prepared to receive visitors, offering them interactive means to tell the history of the site’s architectural evolution.

Location: Rua D. Afonso Henriques, 1

Contacts: Tel. 253 203 150 | arqueologia@cm-braga.pt

Opening hours: May 23–26, 9:30 a.m. to 10 p.m.

All year round by prior appointment: arqueologia@cm-braga.pt

ДОМУС (DOMUS DA ESCOLA VELHA DA SÉ)

Музей находится в здании бывшей школы при кафедральном соборе. В рамках проекта по перестройке внутренней части здания в период с 1998 по 2003 годы проводились археологические раскопки под руководством Отдела археологии муниципального совета Браги.

В ходе раскопок были обнаружены следы римского дома и остатки средневековой оборонительной системы Браги.

Изучение археологических находок показало, что римский дом (domus) был построен в I веке и затем значительно перестроен в III–начале IV века, когда к нему были пристроены частные термы, новые помещения и коридоры, украшенные геометрической мозаикой.

Музей предлагает экскурсии с использованием интерактивных средств, во время которых посетители могут узнать историю развития архитектуры этого объекта.

Адрес: Rua D. Afonso Henriques, 1

Контакты: Тел. 253 203 150 | arqueologia@cm-braga.pt

Часы работы: с 23 по 26 мая — 9:30–22:00

В течение года по предварительной записи: arqueologia@cm-braga.pt