BALNEÁRIO PRÉ-ROMANO
DA ESTAÇÃO DE CAMINHOS-DE-FERRO

Identificado em 2003, por trabalhos
arqueológicos realizados pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho,
no âmbito das obras de remodelação da estação de caminhos-de-ferro, trata-se de
um balneário pré-romano, destinado a banhos de vapor rituais.

Era composto por um forno, uma sala de
vapor e uma sala intermédia com bancos corridos.

A parte conservada do monumento foi
musealizada e integrada no atual edifício da estação de caminhos-de-ferro. No
local, existe informação relativa à função e ao modo de utilização do
balneário, podendo, assim, ser visitado livremente e durante o horário de
funcionamento do edifício da estação.

Localização:
Edifício da Estação de Caminhos-de-Ferro – Largo da Estação

Contactos:
Câmara Municipal de Braga / Gabinete de Arqueologia – 253 203 150 | arqueologia@cm-braga.pt

PRE-ROMAN BATHS OF THE RAILWAY STATION (BALNEÁRIO PRÉ-ROMANO DA ESTAÇÃO DE CAMINHOS-DE-FERRO)

Pre-Roman baths intended for ritual steam bathing were identified in 2003 during the archaeological survey carried out by the Archaeology Unit of the University of Minho while the railway station was undergoing refurbishment.

The baths consisted of an oven, a steam room and an intermediate room with benches.

The remained part of the monument was museumised and integrated into the basement of the modern station building. Information about functions and usage of the baths is available on site. The location can be visited freely during the opening hours of the station.

Location: Train Station Building – Largo da Estação

Contacts: Braga City Council / Archaeology Office – 253 203 150 | arqueologia@cm-braga.pt

КУПАЛЬНЯ ДОРИМСКОГО ПЕРИОДА

Купальня доримского периода, предназначенная для ритуальных омовений, была обнаружена в 2003 году в ходе археологических работ, проводимых Отделом археологии Университета Минью во время реконструкции железнодорожного вокзала.

Купальня включала печь, парилку и предбанник с рядом скамей.

Часть памятника была законсервирована и превращена в музейный объект, который находится в современном здании железнодорожного вокзала. Можно свободно посетить его в часы работы вокзала и узнать о том, как была устроена и как использовалась купальня.

Адрес: Здание железнодорожного вокзала — Largo da Estação

Контакты: Муниципальный совет Браги / Отдел археологии — 253 203 150 | arqueologia@cm-braga.